Respeitaras os Limites.
Limites existem, para nos proteger de outros, e de nós mesmos.
Assim como nas estradas existem limites de; Velocidade, de extensão, de Altura, de Peso, eixo, enfim... tudo controlado, pois precisa de regras, normas, leis, para alcançar a ordem e o sucesso.
Um Relacionamento também tem os seus limites, e devemos respeita-los. Quantas não são as pessoas que já ouviram ou já falaram para um(a) parceiro(a), pronto, chega, não dá mais ! Já cheguei no meu Limite !
Uma das formas para isso acontecer, é quando só um repetitivamente se sacrifica pelo bem do relacionamento, no caso cedo ou tarde a pessoa cansa de tentar fazer da certo sozinho(a), não vendo esforço e sacrifício do(a) parceiro(a), o limite vai chegar.
Veja alguns exemplos de coisas que fazem chegar o limite de alguém. Pense e reflita isso pode abrir sua visão;
1° Limite de Caráter; Mentiras, Segredos, falta de responsabilidade, falta de comprometimento, não manter a palavra, sempre quebrar promessas.
2° Limite de Respeito: Agressões verbais ou físicas, a troca de ficar com o(a) parceiro(a) para ficar com amigos(as), modo de tratar, modo de falar, a mulher que sabe ocupar sua posição e não tenta ser a mandona a cabeça da relação, o homem que não provoca ciumes dando liberdade a outras mulheres.
3° Limite com o sexo oposto; Como foi falado a cima, evitar conversas em redes sociais com pessoas do sexo oposto, "amizades" e intimidade, troca de segredos com pessoas do sexo oposto, enfim, falar o básico, e o minimo possível para evitar brigas no relacionamento com o(a) parceiro(a). Entender que agora você já tem seu melhor amigo ou sua melhor amiga. Que é o seu parceiro ou parceira.
4° Limite Administrativo; Saber lidar com o dinheiro, com as finanças, não gastar além do que se pode pagar, respeitar o limite do cartão, não se endividar, não viver de empréstimos. Nem tão pouco de favores dos outros.
5° Limite dos filhos; Entender que os filhos são importantes, porém não são mais importantes que o casamento, que o relacionamento, saber colocar cada coisa no seu lugar, não viver por agradar demais os filhos e esquecer do(a) companheiro(a).
Entende agora a importância dos limites ? Talvez se você cometeu algum desses erros citados, sem duvidas descobriu que chegou o limite de alguém, ou talvez alguém um dia chegou no seu limite por alguma das coisas citadas, você sabe como foi ruim... se o seu limite chega rápido, ou você sempre faz alguém chegar ao limite dela, é um sinal que falta o Domínio próprio... falta Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23
Domínio próprio
Por Dicionário inFormal (SP) em 09-01-2012
Os limites que você não impõe, eles vão se impor contra você.
by Nelsinho A. Quintanilho