Existe um ditado popular que diz “pior cego é aquele que não quer enxergar”.
Essa frase é muito interessante, pois como é difícil ajudar alguém a enxergar a Verdade, quando a pessoa está convicta nos seus pensamento ou sentimentos que sabe muito bem o que tá fazendo.
Geralmente dominadas pelo o orgulho, vaidade, prepotência ou até ingenuidade, enfim, emoções que enganam, até mesmo o mais racional e inteligente dos seres.
Ou quando não facilmente enganados por outros... até porque são muito frágeis a sentimento e agem pelo coração mesmo sem perceber. A escolha que está sendo feita é errada e tá diante dos seus olhos tá claro isso, e sempre tem alguém para se aproveitar disso...
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
Mateus 13:13-15
O que podemos fazer ?
Talvez insistir em provar o óbvio não seja o certo, de tempo ao tempo e espere um momento de sensatez e humildade para tentar ajudar novamente com bons conselhos ou aguardar que as consequências confirme tudo que foi dito antes, mesmo que machucados apareçam... e a pessoa tenha o oportunidade e ombridade de reconhecer e enfim, voltar a enxergar que a sua verdade não é absoluta.
#lição da semana.