Para se tornar um bom funcionário, patrão, marido, esposa, cristão, pessoa de negócios — qualquer que seja a sua função — você precisa no mínimo atender às necessidades de quem você serve. Se quiser ser excepcional, cumpra-lhe os desejos.
Seu patrão tem expectativas de você. Ele espera que você pelo menos atenda às necessidades do cargo que ocupa. Se lhe contratou para vender os produtos e serviços da empresa, por exemplo, ele espera que você cumpra com suas metas, entre outras coisas. Quer dizer, você tem uma lista de coisas que precisa fazer bem para que pelo menos não seja mandado embora.
Porém, além das necessidades, seu patrão tem desejos. São coisas que não estão na sua lista de tarefas, que talvez ele não exija que você faça, mas deseja que o fizesse. Por exemplo, tentar recuperar um cliente perdido por uma falha da empresa. Não está escrito que você teria de visitar o cliente, ouvi-lo, aprender com aquela reclamação, sugerir mudanças na empresa para evitar a mesma falha, e oferecer ao cliente ofendido algum tipo de compensação pelo desagrado e prêmio por dar mais uma chance à empresa. Mas tenho certeza que se você fizer isso, seu patrão ficará muito grato —e impressionado. E você será um funcionário excepcional, do tipo que resiste a qualquer baixa na empresa.
Assim é com todos aqueles a quem você serve. Seu marido ou esposa tem suas necessidades. Se você não quiser perder o parceiro, o mínimo que pode fazer é atendê-las. Agora, se você quiser ter um ótimo casamento, vá além das necessidades. Exceda as expectativas. Cumpra-lhe os desejos.
E o outro lado da moeda: você só terá o que deseja do seu parceiro quando lhe der no mínimo o que ele ou ela precisa de você.
Necessidades atendidas ou não são o que separa os satisfeitos dos insatisfeitos. E desejos realizados separam os superfelizes de ambos.
Bp. Renato Cardoso.
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