segunda-feira, 23 de junho de 2014

Vencendo emoções negativas


Sentimentos ruins são como uma febre. Você literalmente sente no corpo os seus efeitos, eles lhe impedem de agir normalmente, e você não vê a hora que acabem. A diferença, porém, é que você não tem muito controle sobre a febre, mas tem sobre seus sentimentos.

Digamos que você está com raiva, tristeza, ou desânimo. Seu corpo literalmente lhe dá os sinais e sintomas: agitação, abatimento, fraqueza, nervosismo… Os sentimentos são reais. O enfraquecimento é presente. Você não está em sua melhor forma nem em seu melhor estado de espírito. O que você pode fazer?
Não sou neurocientista nem terapeuta, mas aqui vai o que funciona para mim: faça o contrário do que você sente.
Procure agir como se a raiva, tristeza ou qualquer outra emoção não estivesse ali. Sua raiva lhe diz para tratar mal seu cônjuge ou simplesmente ignorá-lo? Trate-o bem. Converse normalmente. Vá até além: faça gentilezas que não costuma fazer. Repita o processo. A sua raiva vai passar mais rápido e dar lugar a bons sentimentos.
O mesmo se aplica a qualquer outra emoção negativa. Dê boas doses de atividade e movimento ao seu desânimo. Procure razões de alegria e gratidão e apresente-as à sua tristeza.
Ação precede emoção. Suas atitudes determinam seus sentimentos. O que você faz afeta como você se sente.
Crie os sentimentos que você quer pelas atitudes que você toma. Não seja escravo de seus sentimentos. Seja senhor deles. Assim, a febre vai passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morrer para o mundo e viver para Deus

  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de...