quinta-feira, 16 de outubro de 2014

1° mandamento para a felicidade, Não culparás o seu próximo !


O ser humano tem uma mania horrível, algo que podemos generalizar, pois eu já fiz, você já fez, e se não tomarmos cuidado voltaremos a fazer, mania é essa de culpa o próximo.

Uma grande verdade que ninguém quer assumir a culpa, parece um fardo falar - A culpa é minha. Então as pessoa preferem pensar, pensar, e ter argumentos para neutralizar o seu erro, e atacar em cima do erro do outro, por uma simples razão de não aceitar perder, em uma discussão, mas toda esperteza vai para o ralo... porque isso não é nada inteligente, ganha-se muita das vezes a batalha, entretanto perde-se a guerra... pois se existe divisão, existe derrota.

Veja uma exemplo disso na própria palavra de Deus, no livro de Números no capitulo 11 podemos ver a murmuração do povo de israelita, e podemos fazer uma pequena comparação, eles saíram do Egito, livres da escravidão, que benção, mas foram levados por Moisés e com a direção de Deus, para o deserto, e você sabe que a vida no deserto não é moleza não, e o povo começou a murmurar, a reclamar desejando até mesmo ter a vida que tinha antes de escravo, pois mesmo sendo escravo tinha sempre o que comer... (esquecendo da humilhação é claro), e em outras palavras o povo nesse texto que você pode ler com calma e medita na sua bíblia. 

Então é muito fácil, pra eles falar a culpa é de Moisés, ou falar até mesmo que a culpa era de Deus... afinal é isso que as pessoas fazem, sempre buscam culpados... desde o principio... veja o caso de Eva também, E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:13 Leia depois o capitulo inteiro... e perceba como sempre o ser humano busca um culpado e nunca quer assumir o erro de cara.

Muitos até fazem com Pilatos, dizem eu lavo minhas mãos em relação a você... Mateus 27:24 A pessoa busca se livrar da culpa, não quer esse peso ou fardo... se esquecendo que não é vergonha nenhuma assumir ou entender que também erra... o pior erro é só enxergar erros nas pessoas e nunca enxergar seus próprios erros e entender que mudar, também significa evoluir !

Uma pessoa inteligente ela não tem medo, vergonha, nem tão pouco orgulho que impeça dela admitir que errou... e já reparou que por mais que a outra pessoa esteja com muita raiva ou ódio mesmo assim quando se escuta as palavras: me desculpa ? me perdoa ? a outra pessoa pode até continuar com raiva... mas já diminui... pois a palavra desculpa ou palavra perdão, soa com quem diz; Eu vou mudar, ou vou melhor, eu reconheço que errei e não quero errar mais... são palavra reconciliadoras. Então o peso da culpa até sai... parece difícil, pois difícil mesmo é vencer a nós mesmo... desagradar a sua carne, seu orgulho, e ser humilde para fazer a coisa certa, não culpar, e sim querer concertar.

E uma vez que a pessoa se propõem a fazer o certo, ela entende a proposta de Deus, se tornando humilde, evitando as brigas, valoriza seu próximo, e compreende o valor da palavra de Deus quando diz:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Eclesiastes 4:9

Entende agora ? a proposta do diabo é separação, divisão, intrigas... pois sabe que se você unir forças com a pessoa que ama, juntos são mais fortes e vão superar os problemas, as dificuldades e os defeitos um do outro... então não dê brechas pro diabo, busque melhorar, evoluir, ser o melhor Homem possível, ou a Mulher possível, supere-se, uma vez que você olha mais pra você, vai ver muita coisa que precisa mudar... e vai gastar o tempo que é precioso, mudando pra melhor, evoluindo como eu disse, e vai deixar de ficar criticando e culpado os outros por fracassos que você poderia sim ter evitado, a culpa sempre será sua também e nunca só de um... mesmo em meio a uma traição, a culpa é dos dois sim! 

Esse é o primeiro mandamento em breve outros virão... seja você melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje. E não faça como esses exemplos da bíblia de pessoa fracas, que só sabem culpa os outros de suas falhas, limitações, decepções e etc... Evolua já !

by Nelsinho A. Quintanilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devemos Sempre Falar a Verdade?

  Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é procedente do mal. Mateus 5:37 O(A) verdadeiro(a) servo(a) de D...