quinta-feira, 19 de março de 2015

8 dicas para deixar de ser bitolado e começar a pensar grande


A palavra “bitolado” vem de “bitola”, que é a medida padrão usada para fixar trilhos ferroviários. A bitola de uma via ferroviária é a distância usada entre os dois trilhos paralelos. Por razões óbvias, essa distância precisa ser exatamente a mesma por toda a extensão da via, para que o trem corra seguramente sobre os trilhos. Na imagem abaixo você vê um homem medindo a bitola de um trilho.

bitola
Daí veio a expressão “pessoa bitolada”, como em “o cara é bitolado, só fala em futebol o dia todo”.
Como os trilhos de trem, que são sempre equidistantes por toda sua extensão, uma pessoa bitolada é alguém que não se abre para novas ideias, tem a mente fechada e vive preso em sua maneira de pensar. Logo, pensa que é o único certo e costuma atacar a todos os que contradizem sua opinião. Normalmente é uma pessoa ultrapassada, que parou no tempo. Se recusa a melhorar ou considerar outros pontos de vista.
De certa forma, todos nós somos bitolados. Ninguém é o tal, o expert de mente aberta em todos os assuntos. Por isso, não se ofenda se alguém lhe enviou este texto porque achou que poderia ajudá-lo. As dicas abaixo servem para todos nós.
Como abrir a mente? Como expandir sua inteligência e não ficar bitolado? Vamos a algumas coisas que podem ajudar:
  1. Leia mais. Seja seleto em suas leituras, claro. Uma escolha óbvia é você ler sobre assuntos que enriquecerão seus conhecimentos necessários. Se você gosta ou trabalha com fotografia, por exemplo, leia sobre os melhores fotógrafos, suas técnicas e trabalhos. Quer vencer a timidez? Leia mais sobre isso.
  2. Visite lugares diferentes. Viajar é um dos melhores remédios para curar mentes bitoladas. Talvez você não possa passar férias em Tóquio, mas é surpreendente quanta coisa nova podemos descobrir apenas do outro lado da cidade onde moramos, ou em uma cidade vizinha.
  3. Coloque os outros para cima, não para baixo. Pessoas bitoladas, por alguma razão, sentem a necessidade de colocar os outros para baixo. Faça o contrário. Elogie, aplauda, torça pelo sucesso dos outros, celebre suas realizações. Se não encontrar nada para elogiar, pelo menos não critique.
  4. Ouça mais. Uma outra característica de bitolados é que normalmente não param de falar. E quando alguém consegue uma brechinha para falar com eles, você pensa que eles estão ouvindo? Não. Estão apenas pensando no que vão falar em seguida. Esforce-se para ouvir e prestar mais atenção nos outros.
  5. Upgrade seus amigos. Suas amizades podem ser grandes responsáveis por suas limitações ou superações. Ter amigos bitolados é uma maneira garantida de se manter um. Procure pessoas que estão melhores que você e aproxime-se delas. Seja-lhes útil de alguma forma. Seja um bom amigo para conquistar bons amigos.
  6. Aprenda com grandes pensadores. Comece logo pelo pensador mais top de todos, e daí para baixo. Aprendendo com Ele também garantirá que você não se tornará alguém de mente aberta para o que não presta. (Todos os dias eu posto uma frase inspiradora em minha página no Facebook às 8h da manhã. Curta e veja diariamente.)
  7. Pare de julgar coisas e pessoas pelas aparências. Procure entendê-las de fato antes de passar juízo.
  8. Assista documentários. Esqueça a novela das oito, o reality show do momento, e a maioria dos noticiários. Eles não vão acrescentar nada em sua vida — e ainda vão roubar seu precioso tempo. Documentários de fontes reputáveis — BBC, Discovery, History Channel, entre outras — são excelentes formas de viajar sem sair do lugar.
Há muitas outras dicas, mas estas são um bom começo. Trilhos de trem precisam ser bitolados. Você não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não gosto de julgar e sim de ajudar.

  Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, tomando a forma de servo, f...