sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Excesso de internet causa depressão e pensamentos suicidas



Por Andre Batista / Imagem: iStock
Sintomas de depressão e pensamento suicida. Essas são as consequências para crianças e jovens que passam mais de cinco horas por dia na internet – seja por meio do celular, computador, televisão ou qualquer outra ferramenta.
A informação foi publicada na revista Clinical Psychological Science, um dos veículos científicos mais importantes do mundo em questão de saúde psicológica. De acordo com o estudo realizado, 48% dos jovens que se mantêm online por tanto tempo desenvolvem os sintomas descritos acima.
Os pesquisadores acompanharam jovens entre 2010 e 2015 e perceberam que a depressão subiu entre as meninas cerca de 58%. Já os meninos tiveram um aumento de 9% em sintomas de depressão. Para eles, esse aumento de problemas psicológicos está diretamente ligado ao aumento do uso da internet.
Seus filhos sofrem com a depressão?
Muitas vezes os pais estão tão alheios ao dia a dia dos filhos que não notam os sintomas de depressão. Outras vezes percebem uma mudança de comportamento, mas relacionam com “fases de adolescente” e dão pouca atenção.
Para saber se o seu filho está passando por problemas mais sérios, fique atento aos seguintes sinais:
– Aumento ou perda excessiva de peso;
– Cansaço constante;
– Dificuldade de concentração e perda de memória;
– Tristeza e melancolia permanentes;
– Problemas com o sono;
– Irritabilidade;
– Perda de energia;
– Dores de cabeça, no peito, nas costas ou nas pernas;
– Apatia e desinteresse por atividades que antes despertavam entusiasmo.
Apresentar um ou outro sintoma desses em casos isolados e pouco constantes é natural em qualquer pessoa. A permanência desses sinais, porém, merece atenção.
O que fazer?
A primeira atitude que os pais devem ter é proteger seus filhos. Além da pesquisa citada acima outros vários estudos relacionam o abuso da internet ao surgimento de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Não permita que seus filhos sofram com isso.
blog do Bispo Renato Cardoso traz a seguinte afirmação: “Nós somos responsáveis por proteger os nossos filhos do mal desse mundo. Não podemos fazer isso 100% do tempo, pois é impossível. Mas o possível, temos que fazer”.
Crianças e adolescentes ainda não estão preparados para tomarem decisões sozinhas. Para isso os pais devem estar presentes. “Uma das maiores responsabilidades dos pais é impor limites, pois crianças e adolescentes não têm nenhum senso disso”, explica o Bispo Renato.
Mesmo que desagrade seu filho, é melhor ele ficar chateado momentaneamente do que adquirir um transtorno tão grave quanto a depressão. Tem alguma dúvida sobre como fazer isso?
Assista às palestras “Pais e Filhos” disponíveis na plataforma de vídeos Univer. Lá, você encontra um conteúdo cristão e edificante para você e toda a família. Ainda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua palavra tem valor ?

  Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Hebreus 6:13 No passado como...