ENREDO
Em uma casa de repouso vivem um homem e uma mulher. Ele lá está por opção, ela, por consequência de uma demência senil que prejudicou sua memória. Todos os dias, o homem lê para a senhora um capítulo de uma linda história de amor, que foi escrita num velho diário.
~~~~~~
A história começa no início de outubro de 1946, quando dois jovens, Noah Calhoun e Allison Nelson, se conhecem e se apaixonam perdidamente. Tudo parece perfeito até que a família de Allie a impede de continuar a vê-lo devido à enorme diferença de classe social entre os jovens.
COMENTÁRIOS
O livro traz uma linha de tempo alinear, iniciando com o narrador Noah contando sua história aos 80 anos de idade. Passa aos 31 anos, onde se passa grande parte da história, ao retornar da Segunda Guerra Mundial para sua cidade natal onde restaura a casa de seus sonhos e vive sozinho. E 14 anos antes, em sua juventude, quando conhece Allie, aquela que viria a ser o grande amor de sua vida.
Flashbacks inseridos em flashbacks, a história é narrada tanto na perspectiva de Noah, como na visão de Allie. O diferencial do livro está no fato de já começarmos sabendo o desfecho do casal, e ir regredindo no tempo.
Com um texto simples, e ao mesmo tempo bonito e melancólico, O Diário de uma paixão mostra o amor da juventude, o amadurecimento e escolhas da fase adulta e ainda a fase delicada e comovente que é a velhice. Lugar em que só ficam na maioria das vezes as boas lembranças de uma vida passada.
Filme/Livro: Diário de uma Paixão
Texto por Clóvis Marcelo.Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário