segunda-feira, 20 de maio de 2024

Que não sejamos como Jonas

 


E VEIO a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:  Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.  Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jonas 1:1-3

Jonas era um dos profetas de sua época, filho de Amitai, como de normal, Deus sempre falava com seus profetas, e assim falou com ele, dando a Jonas uma missão muito especial.  

Porém, o profeta teve medo, pois olhou para dificuldades que iria enfrentar ao invés de olhar para o privilégio que é servir a Deus. 

Nínive tinha fama de matar profetas, era uma cidade que estava mergulhada no pecado, sem nenhum pudor ou temor a Deus. Por isso o profeta Jonas foi tomado por um medo e temeu contra a sua própria vida.  

Por isso ele escolheu fugir para Társis, mesmo que isso significasse ficar longe da presença de Deus. 

E óbvio que veio as consequências de sua desobediência, por ouvir mais o seu medo, seu coração, suas emoções do que o seu Senhor ! Acabou pagando um preço que não era necessário se ele obedecesse desde o início. 

Muitos assim como o Profeta Jonas, Deus até fala, da a direção, mas elas preferem ignorar a voz do seu Senhor, que tudo sabe, e preferem ir pelos anseios do seu coração. 

Deus jamais vai ti colocar em uma situação ruim, por mais que aos olhos humanos pareça ser o fim, por de trás sempre haverá um propósito ali, afinal Deus não seria covarde de mandar o seu servo para um lugar tão perigoso e não o guardar, e não se manifestar ali para mudar aquela situação, era algo óbvio né, as os sentimentos tem a capacidade de cegar o homem e o principal deles é o medo. 

Se Deus está contigo, não temas, que até o que era para dar errado vai dar certo, mais a frente Jonas entendeu... Demorou, mais entendeu... Que não sejamos como Jonas, que foi incrédulo e teve que passar por muitas adversidades, para voltar a crer ! Que ao invés do medo nos cegar, que possamos obedecer a Deus cegamente, pois Ele sim, sabe o melhor para cada um de Deus e jamais vai nos colocar em furadas ao contrário do nosso coração e nossas emoções.

abraço do amigo Nelsinho A. Quintanilho. 

foto: sibgoiania.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Egoísta

BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. Provérbios 18:1 Insurgir é um verbo pronomina...