Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:30-31
O primeiro Mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e de toda a força. Isso significa que Ele deve ser amado com a nossa plena essência. "De todo o coração" expressa amar com sinceridade, com o que há de mais profundo em nosso ser. Simbolicamente, o coração abriga as emoções. Por isso, ao pedir que as pessoas O amem com o coração, o Senhor almeja que sejamos capazes de conduzi-lo à obediência a Ele. "De toda a alma" quer dizer que o amor a Deus deve ser com devoção e disciplina, pois a alma representa os desejos humanos. "De todo o entendimento" significa amar o Altíssimo com a mente, tendo continuamente os pensamentos ocupados com a Sua Palavra, a fim de não pecarmos contra Ele. "De todas as forças" é amar com intensidade, energia e disposição para buscar a presença de Deus. O Senhor não oferece ao ser humano um amor qualquer; pelo contrário, Seu amor é perfeito, intenso e sacrificial (João 3.16), por isso pode exigir que tipo de amor quer em troca.
O segundo Mandamento decorre do primeiro e são inseparáveis, pois quem ama a Deus estende espontaneamente esse amor ao seu semelhante (Levítico 19.18; Tiago 2.8; 1João 4.20). Esse amor consiste em sinceridade, respeito e zelo pelo bem-estar físico e espiritual do outro. Quem segue esse Princípio Divino com o seu próximo não viola outros Mandamentos, como adultério, assassinato, roubo, perjúrio e cobiça (Êxodo 20).
Anotações de fé do Bispo Edir Macedo.
Foto:https://www.unav.edu/web/instituto-cultura-y-sociedad/proyectos/amar
Nenhum comentário:
Postar um comentário