Entre o carvalho – grande, robusto, forte – e o bambu – fino, alto – qual você diria que é o mais forte? Por incrível que pareça, o bambu que dobra é mais forte que o carvalho que se recusa a dobrar... porque o carvalho acaba quebrando. Esta simples comparação revela uma verdade profunda sobre nós, pais: a fraqueza nem sempre é força e a flexibilidade não é fraqueza. Muitos pais se comportaram como carvalhos: duros, superexigintes, inflexíveis e dominados. E a partir dessa posição, sem perceber, geraram dor, distanciamento e incompreensão nos filhos.
• Comunicação afetiva: fale com o coração e não apenas com autoridade.
• Tempo compartilhado com presença real: não apenas sentado presente, mas acompanhando.
• Acompanhamento pastoral e profissional: buscar orientação e apoio quando necessário.
Ser pai ou mãe não significa: Tenha todas as respostas. Seja perfeito. Seja bem sucedido ou bom em tudo. Mas isso significa: Esteja se dispôs a usar a fé em Deus de forma prática. Reconheça erros. E você está pronto(a) a aprender.
“Pais, não irritem seus filhos, para que não desanimem.” Colossenses 3:21
Este versículo nos lembra que o tratamento que damos aos nossos filhos impacta diretamente seu espírito e coração. Exorta-nos a evitar atitudes que os frustrem ou que os façam sentir-se incompreendidos, sozinhos ou condenados. E nos convida a cultivar um relacionamento baseado em: Eu... Amor. Disciplina. Paciência. Fé. Devemos ser pais que constroem e não desgastam. Não seja como o carvalho que se quebra ou é arrancado porque não cede. Seja como o bambu, que se curva ao vento, mas permanece firme na raiz. Nossa Raiz é o Senhor Jesus. A Força e à Sabedoria é o Espírito Santo dentro de nós.
A Compaixão é o fruto da restauração.
Colaborou: Bispo Júlio Freitas
Foto: https://horadeorar.com/o-carvalho-e-o-bambu/
A Compaixão é o fruto da restauração.
Colaborou: Bispo Júlio Freitas
Foto: https://horadeorar.com/o-carvalho-e-o-bambu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário