quinta-feira, 10 de julho de 2014

Suas amizades fazem bem a você?


Confira dicas para fugir das más influências

“As minhas amizades me levaram a usar drogas.” Assim começa a história da auxiliar administrativa Aline Gonçalves. Apesar de ter apenas 20 anos, a jovem carrega em sua trajetória marcas de tristezas e decepções causadas pelas más influências.
Quando tinha 13 anos, Aline era uma menina tímida que ficava sempre no seu cantinho. Na escola, outras adolescentes se aproximaram e aí ela viu uma oportunidade para aquela insegurança deixar de existir. “Minha melhor amiga na época me ensinou a fumar. Ela falou que se eu começasse a fumar deixaria de ser tímida. Depois, comecei a beber com elas. De fato, deixei de ser acanhada, mas ali começou a destruição da minha vida”, lembra.
Essa “amiga” também apresentou a maconha e a cocaína a Aline. Mas, pouco tempo depois, o organismo dela mostrou um sinal de alerta. “Depois de um tempo, a cocaína me causou síndrome do pânico. Eu achava que alguém estava me perseguindo. Na época, meus amigos riam de mim e depois começaram a falar que eu estava louca. Todos se afastaram. Quando eu chegava na turma, eles saiam”, recorda-se.
Na época, ela sofreu, mas lembrou quando frequentava a Universal com a mãe antes de conhecer esses “amigos”. Ao ser ignorada por eles, resolveu se voltar a Deus. “Foi quando eu ‘acordei’ e vi que eles não eram meus amigos e decidi retornar à Universal, pois estava afastada. Lá, conheci o grupo Força Jovem e encontrei amigos de verdade.”
Hoje, muitos daqueles amigos de Aline morreram, outros estão presos ou seguem o mesmo caminho dos vícios. Ela, ao contrário deles, leva uma vida feliz e aprendeu que a amizade verdadeira é aquela que não leva para o mau caminho.
A psicóloga Sueli Castillo explica que “o verdadeiro amigo é aquele que se interessa pelo bem-estar do outro, é aquele que escuta, mas, por vezes, também aconselha”.
Agora, responda sinceramente: você costuma ser aquele tipo de pessoa influenciada negativamente pelos seus amigos? Às vezes, ou quase sempre, aceita fazer coisas só porque não sabe dizer não? Perde seus valores só para se sentir incluído? E acha que esse é o único caminho para a felicidade ou para o autoconhecimento? Você está no caminho errado. Mude de direção enquanto há tempo, porque o medo de enfrentar a guerra interior faz que muitas pessoas esqueçam sua essência ou nem a conheçam. Você é única no mundo, busque se conhecer, se aperfeiçoar e fuja de quem diz que ser amiga, mas que, na verdade, só quer o seu mal.
Você não precisa disso.
Preste atenção aos sinais. A amizade é prejudicial se a pessoa...
se aproxima por interesse, seja financeiro, seja emocional;
é possessiva, exige exclusividade na amizade;
influencia, insiste e estimula comportamentos transgressores; instiga você a fazer coisas que normalmente não faria;
só está ao seu lado quando você está feliz, mas, se você tem um problema, desaparece;
vive dando palpite na sua vida, mesmo que você não peça e com má intenção, e faz que você se sinta mal; e
é negativa e invejosa, pois gostaria de ter o que você tem e se entristece com as suas conquistas.
Por: Jornal Folha Universal - Texto: Ana Carolina Cury

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Aventurado !

  Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. Salmos 119:2 Feliz é aquele que obedece e faz a von...