sábado, 22 de agosto de 2015

Os Perigos das redes sociais

Você confia no seu filho? Mesmo quando ele está navegando na internet? Uma das principais preocupações dos adultos hoje em dia é saber como deixar as crianças conectadas com segurança, evitando as armadilhas do mundo online.
No Brasil, na cidade mineira de Juiz de Fora, no início de agosto, o pai de uma menina de apenas 9 anos se passou pela filha nas redes sociais e ajudou a Polícia Civil a deter um homem de 40 anos. O pai, que sempre acompanhou a interação da filha no ambiente online, achou estranha a conversa dela com o suposto pedófilo e, após comunicar a polícia, foi orientado a trocar mensagens como se fosse a menina.
Diariamente ele recebia vídeos e fotos de sexo explícito de adultos com crianças e mensagens dizendo o que os dois fariam quando se encontrassem. Ao marcarem um encontro, o suspeito foi surpreendido pela polícia e preso.
Vulneráveis
Um vídeo realizado recentemente por um produtora norte-americana mostrou o quanto as crianças e adolescentes podem estar vulneráveis na internet. O apresentador Coby Persin, com autorização dos pais de três garotas, de 12, 13 e 14 anos, as adicionou em uma rede social, manteve contato e marcou encontros com elas. Veja no vídeo abaixo como elas foram surpreendidas e o que aconteceu:

Autoridade dos pais
Deus, como Pai, sempre usou leis e mandamentos para oferecer limites ao ser humano, como, por exemplo, no Éden, quando orientou que Eva e Adão não tocassem no fruto da árvore da vida e do conhecimento do bem e do mal. Como pais, homens e mulheres devem estar atentos ao que os filhos fazem e com quem mantêm amizade, no ambiente online ou não, e como se relacionam nas redes sociais. É importante que os pais saibam passar autoridade e limites aos filhos. Desde cedo, a criança deve perceber que, se contrariar as orientações dos pais, corre o risco de viver de maneira desordenada e ferir a si mesma e a outras pessoas que ama.
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Efésios 6.1-4
Os pais devem agir em conjunto para determinar e repassar regras aos seus filhos, e comunicar isso de maneira agradável e de modo que as crianças entendam o carinho e o cuidado que estão tendo com elas. Independentemente da medida que será estabelecida – definir horários de uso do computador, compartilhar senhas ou ficar ciente de cada amigo que é adicionado na rede social –, é sempre bom lembrar aos filhos que o objetivo é protegê-los do mundo e deles mesmos, com disciplina e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao Vencedor

  Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7  Vencer o que ? Vencer a si mesmo ( abrir...