segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Quem são seus amigos ?


Atacante francês se envolve em crimes por causa de más amizades

“Pode fazer o que quiser. Não quer pagar? Tudo bem. É a sua vida, mas eu lhe avisei.” Assim o futebolista Karim Benzema (foto) ameaça o seu companheiro de profissão, Mathieu Valbuena, com quem joga na seleção da França.
Juntamente com um “amigo” de infância, Benzema estaria chantageando Valbuena, pedindo o equivalente a mais de 600 mil reais para não divulgar um vídeo íntimo do companheiro de seleção com a namorada.
A frase que abre essa matéria e outras – como: “Se quiser que o vídeo seja destruído, meu “amigo” vai lhe ver em Lyon” – estão entre as que podem incriminar Benzema e leva-lo à prisão por até 5 anos.
Benzema chegou a passar uma noite preso, mas foi liberado enquanto a investigação está em andamento.
Mas por que o jogador se envolveu no crime? Segundo o próprio Benzema, apenas para ajudar o tal “amigo” de infância.

Aonde uma amizade pode levá-lo
A Bíblia é clara ao dizer que “as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15.33). Ou seja, mesmo aquele que, a princípio, age com bondade e honestidade pode se corromper ao cultivar amizades inconvenientes.
No caso de Benzema, independentemente de ser ou não uma boa pessoa, as atitudes foram erradas, aparentemente por má influência. É como está na Bíblia, no livro de Provérbios (13.20): “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.
Consequências
A jovem Daniela Berroteran aprendeu isso da maneira mais dura. Aos 14 anos de idade passou a cultivar amizades prejudiciais a ela mesma e, a partir dali, sua vida se tornou um inferno.
“Passei a frequentar festas, danceterias, bares. Nunca aparentei pouca idade. Logo passei a beber e fumar, e não somente em festas. Fumava um pacote por dia”, conta.
Em casa, o seu comportamento não era melhor. Por sentir que ninguém a compreendia, ofendia e humilhava os seus pais. “Ainda assim eles sempre me deram tudo e eu jamais soube valorizar. Após cada briga eu me sentia vazia, triste, angustiada.”
Além dos vícios, as más amizades levaram Daniela a um convívio em família ruim e a uma tristeza profunda e permanente. Se em casa não se dava bem com ninguém, na rua iniciava vários relacionamentos amorosos, sempre de curta duração e dolorosos.
Tudo isso somente mudou quando, a pedido de sua mãe, ela aceitou ir à Universal. Ali entendeu a importância de deixar as más amizades para trás. Livrou-se dos vícios e hoje vive em paz com a sua família.
Lembrar o passado para ir ao futuro
“Amizades nos influenciam. Gostemos ou não, nós somos afetados pelo meio em que vivemos. Se escolhemos pessoas que são más influências para serem nossas amigas, com certeza elas nos influenciarão para o mal.”
Essa é a opinião do palestrante Renato Cardoso. Segundo ele, muitas vezes é difícil perceber quem é quem. Por isso é importante estar atento aos sinais dessa relação, que podem indicar maleficência, como convites a locais inapropriados e discussões dentro de casa.
Ao perceber os sinais, afaste-se dessa pessoa. E àqueles que acreditam serem fortes o bastante para não se deixarem influenciar, Renato Cardoso aconselha: “Faça uma análise do seu passado. Veja quantas coisas você acabou fazendo por influência de outras pessoas e depois se arrependeu. Se for honesto, verá que já aconteceu com você. Mais que uma vez. Admito que comigo também. Por isso, aprendi a lição.”
http://www.universal.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levai as cargas.

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2 Nenhuma carga é mais pesada para o homem que o pecado, pois ...