sábado, 30 de julho de 2016

A vida de estudos é cheia de compromissos, mas isso não é motivo para desprezar o alimento espiritual

Como ser estudante e manter a comunhão com Deus?

Estamos no fim das férias escolares e, em alguns dias, muitos voltarão à árdua rotina dos estudos. E a maioria não só estuda, mas também trabalha, então a correria, cansaço e falta de tempo aumentam ainda mais.
E como é possível manter a comunhão com Deus quando, às vezes, não se tem tempo nem para si mesmo?
A primeira coisa que você tem que saber é que com Deus o que vale não é a quantidade, mas a qualidade. Do que adianta orar muito, se é aquela prece mecânica? Ou ler vários capítulos da Bíblia, se você o faz de forma fria, sem a intenção de meditar no que lê? Lembre-se que Ele deseja um relacionamento e não que você aja como um robô, fazendo tudo de qualquer forma só para cumprir uma obrigação religiosa.
Por isso, listaremos aqui alguns itens essenciais no desenvolvimento do relacionamento com o Criador e como investir em cada um, mesmo durante a correria do ano letivo. Mas atenção: não espere sentir vontade para realizar cada um deles. Seu relacionamento com Deus (assim como com qualquer outra pessoa) não pode depender da sua vontade ou do seu humor, mas da sua consciência em fazer o que é preciso. Muitas vezes você não terá vontade de ter seus momentos com Deus ou se sentirá sem forças, mas terá de decidir fazer o que é certo ou não, com vontade ou sem vontade.
1-    Oração
Deus ama a sinceridade, então quando orar diga o que realmente está dentro de você: suas ideias, medos, dificuldades, planos. Pela manhã, apresente o seu dia a Ele e, à noite, aproveite para falar sobre tudo o que aconteceu. Uma dica para evitar ser vencido pelo sono na oração noturna é fazê-la antes de todo o preparo para dormir, ou seja, não deixar que sua oração seja feita logo antes de deitar.
2- Ler a Bíblia
Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco, dando força e direção. Leia alguns versículos, medite e, para ajudar a fixar o que leu, escreva o que entendeu em sua agenda. E se a falta de tempo tem sido um empecilho, organize-se. O tempo é você quem faz, afinal, se conseguiu parar para ler esse texto, também pode parar para ler a Palavra de Deus.
E outra dica: é provável que você fique com muito sono quando realizar sua leitura, então ore, unja seus olhos e, se for preciso, leia em pé. É um esforço a mais, mas Deus não ficará inerte ao ver seu sacrifício e intenção.
3- Pensamentos
Permaneça conectado com Deus todo o tempo por meio dos seus pensamentos. Faça dele o seu melhor amigo, pense em quem Ele é, Seu caráter, o que fez e ainda fará na sua vida, lembre-se das passagens da Bíblia que já conhece. Conte seus segredos, comente sobre o que vê, o que sente. Não seja interesseiro (a) buscando-O só quando está passando por um problema. Lembre-se que o objetivo d’Ele é ter um relacionamento íntimo com você.
4- Vá à igreja
Sua comunhão com Deus não depende do pastor ou da igreja, mas lá é um ambiente de fé, onde aprendemos a lutar e recobramos as forças para vencer no dia a dia. Há pelo menos 3 reuniões muito importantes que todos devem frequentar: quarta-feira, sexta-feira e domingo pela manhã. Se durante a semana você trabalha ou tem outros compromissos que lhe impedem de estar presencialmente, assine o Univer e assista às reuniões do Templo de Salomão ao vivo, de onde estiver.
5- Vigie
Sempre esteja atento para combater os pensamentos de dúvida lançados pelo diabo, se fortaleça com a Palavra de Deus e resista. Vigie para fugir do pecado e das tentações que surgem no trabalho, escola, faculdade etc.
Agora, tenha disposição para colocar tudo em prática. O investimento no relacionamento com Deus exige esforço, dedicação e sacrifícios. Muitas vezes você vai querer assistir um filme, ficar à toa nas redes sociais ou descansar um pouco em vez de seguir uma das dicas acima. Mas saiba que o seu sacrifício será recompensado com a presença de Deus.
Por Rafaella Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devemos Sempre Falar a Verdade?

  Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é procedente do mal. Mateus 5:37 O(A) verdadeiro(a) servo(a) de D...