terça-feira, 19 de setembro de 2017

Você quer provar que está certo ou encontrar uma solução?


Não existem dois seres humanos iguais. Quanto a isso não há discussão. Quando um casal resolve compartilhar a vida, essas duas pessoas não estão se anulando em favor do cônjuge, mas, sim, somando-se um ao outro. Assim sendo, durante todos os anos que passarão juntas, muitas vezes essas pessoas tendem a discordar em algumas questões. E é aí que muitos casais erram.
“Quando um casal conversa, tem hora de falar e tem hora de calar”, afirma o escritor Renato Cardoso, autor do best seller “Casamento Blindado – Seu Casamento À Prova de Divórcio. Infelizmente, nem sempre os casais percebem isso. Ao contrário, muitas pessoas sempre querem ter a “última palavra” ou “falar mais alto do que o outro”. Dificilmente se calam para ouvir.
“Tem casal que não sabe conversar, que não quer resolver o problema. Sempre um ou outro quer ter razão, quer ter a última palavra. Então, não há acordo algum”, explica Renato.
Por isso, antes de entrar em uma discussão feia com seu cônjuge, reflita: o que você quer é provar que está certo ou encontrar uma solução?
Conversa ordenada
Para que um diálogo conjugal gere bons resultados é necessário seguir uma ordem, não pode haver bagunça ou gritaria. Existem alguns passos que devem ser seguidos, conforme Renato Cardoso explica: “A primeira regra da comunicação eficaz: ouça.”
Após ouvir e antes de falar, reflita: “Você realmente entendeu o que sua mulher quer falar?”
O escritor afirma que nem sempre, após entender, você concordará com o ponto de vista do outro. Mas é preciso entender. E, só depois, dar a sua própria opinião, que a outra pessoa também ouvirá e entenderá.
Para exemplificar a situação, Renato utiliza sua própria experiência:
“Minha esposa tentou falar por 12 anos o que ela estava tendo de problema comigo e eu não ouvia. Porque ela falava, mas eu já tinha decidido, na minha cabeça, que o que ela estava falando era bobagem. Eu tinha decidido isso na minha cabeça e não era bobagem. Não era por bobagem que ela estava falando em divorciar. Mas eu não estava ouvindo. Porque eu achava que já sabia”.
Mesmo após 12 anos de um relacionamento falho, Renato e Cristiane Cardoso foram capazes de reconstruir suas vidas e, hoje, orientam casais para que consigam realizar o mesmo feito. Uma das ferramentas mais importantes nessa empreitada, de acordo com o casal de palestrantes, é o diálogo.
“Eu posso não concordar com você, mas eu quero te entender, eu quero te dar toda a atenção para entender o que você está falando para mim. Ouvir. Depois falar. Respeitar a opinião da outra pessoa mesmo que você não concorde”, conclui Renato.
Assista ao vídeo abaixo e veja o ensinamento completo do escritor Renato Cardoso.

Se você deseja aprender mais sobre a vida amorosa, participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão, às 10h, 15h e 20h, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona lesta da capital paulista. Ou procure uma Universal perto de você e se informe sobre essa reunião. Também compartilhe essa matéria em suas redes sociais e ajude outras pessoas.
Por Andre Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não se incomoda a servir...

  Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45 O verdadeiro...